Seis secretários da Prefeitura de Pedra Preta foram sabatinados na tarde desta segunda-feira (06/02). Participaram do ato os secretários de Gabinete, Administração, Finanças, Esporte, Ação Social e Limpeza. O procedimento foi a realizado na Câmara de Vereadores.
No processo de Sabatina os secretários apresentaram seus planos de ações para aos vereadores, no qual os próprios vereadores realizam perguntas para os secretários testando a capacidade e após o procedimento vereador decide se é favorável ou não a nomeação de cada secretário.
O presidente da Câmara de Vereadores, Lenildo Augusto da Silva (PR) explicou que o procedimento segue os critérios de uma Lei criada e aprovada na gestão passada e o prazo para que esse processo seja feito nesta gestão é dia 15 de fevereiro. “A partir de agora se algum secretário pedir exonerado ou for exonerado ele precisa ser sabatinado pela Câmara”, disse Lenildo.
Para o Secretário de Finanças, Fabio Jean Luzine a Lei garante um poder muito grande, pois concede ao vereador o poder de vetar a nomeação de um secretário, o que pode ocasionar um desgaste entre o Executivo e o Legislativo. “A Lei foi criada e temos que seguir, mas considero que devem ser revisto alguns pontos, pois a nomeação de secretário deve fica a cargo do Poder Executivo nomear quem deseja sem interferência da Câmara”, destacou o secretário.
Na próxima segunda-feira (13/02) vão ser sabatinados os secretários de Agricultura, Obras, Educação, Saúde e Meio Ambiente.
13/05/2025
06/05/2025
10/04/2025
08/04/2025