A Prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria Municipal de Saúde intensificou a vacinação contra a raiva em cães e gatos na zona urbana e rural.
A campanha começou no dia 1º de agosto e segue até dia 30 de setembro. Pedra Preta não registra casos da doença há mais de 20 anos. “A participação da população é fundamental. Precisamos continuar promovendo essa barreira imunológica contra o vírus. Em humanos essa doença pode levar à morte. Não perca a data e atualize a vacinação do seu bichinho é importante para os animais e também para todas as pessoas que convivem com ele”, lembra a secretária Municipal de Saúde Jéssica Damacena.
A vacina antirrábica animal é a principal ferramenta de prevenção para a proliferação da doença e contaminação em humanos. “Estamos com dezenas de pessoas envolvidas nessa campanha para atingir o maior número de animais vacinados. É uma das maiores campanhas já realizadas em Pedra Preta. O esforço é para manter o vírus fora de circulação na nossa cidade”, explica Ana Maria Mendes Simão, chefe da Vigilância Sanitária do município.
A Secretaria Municipal de Saúde esteve recentemente na zona rural e segue com equipes pela cidade. Técnicos da Vigilância Ambiental seguem aplicando a vacina de segunda a sexta na sede Secretaria Municipal de Saúde.
A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC). Não existe tratamento para doença em animais. É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por mordidas ou arranhões.
25/04/2024