A Prefeitura Municipal de Pedra Preta, através de Secretarias de Assistência Social e Educação e a Polícia Militar, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizaram nesta semana passada, na região central da cidade uma blitz educativa, contra o consumo de cigarro.
Durante horário comercial soldados PM paravam veículos que transitavam pela Av. Frei Servácio e crianças e adolescentes, assistidas pelo trabalho faziam uma proposta, trocar a nicotina por uma vitamina.
As atividades do Proerd no município iniciaram um trabalho de aproximação com a sociedade, através de campanhas de massificação no período da atual gestão.
Os resultados dessa nova etapa da parceria entre executivo e PM são observados no comportamento dos jovens atendidos pelo programa.
O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:
1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental,
3- PROERD para Pais/Responsáveis.
O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.
O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
21/10/2025