A Prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população brasileira a partir dos seis meses de vida. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal antes da chegada do inverno, quando ocorre aumento das doenças respiratórias.
Todas as unidades de saúde estão disponíveis para imunização das 07h30 às 16h30. “Toda a equipe de vacinação está mobilizada nesta vacinação. Por determinação da prefeita Iraci Souza, esse trabalho não tem data para terminar, uma vez que queremos imunizar o maior número de pessoas”, explica Ana Maria Mendes Simão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Pedra Preta.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. “Solicitamos que nossa população procure uma unidade de saúde mais próxima e garanta a vacinação. É válido lembrar que o imunizante é seguro e salva vidas. É importante que pais ou responsáveis não esqueçam das crianças. Vacinar também é gestor de amor”, frisa a secretária municipal de Saúde, Jéssica Damacena.
Os principais sintomas da gripe são:
Febre;
Dor de garganta;
Tosse;
Dor no corpo;
Dor de cabeça.
25/04/2024