Em meio ao aumento dos casos de dengue na região, a Prefeitura de Pedra Preta lança um apelo à sociedade: é hora de unir forças no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Com a chegada das chuvas e o calor excessivo, as condições climáticas tornam-se propícias para a proliferação do mosquito vetor da dengue. Consciente da gravidade da situação, a Prefeitura convoca os cidadãos, empresas e instituições a se engajarem ativamente nessa batalha contra a doença.
A secretária Municipal de Saúde, Jéssica Damacena ressalta a importância da participação de toda a população. "A dengue é um problema de saúde pública que demanda a colaboração de toda a comunidade. É fundamental que cada um faça a sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas casas e locais de trabalho. Estamos com nossos agentes de saúde em todas as regiões do município. Nossa equipe orienta, explica e sempre alerta sobre os perigos da dengue. Infelizmente em algumas localidades, algumas pessoas seguem desatentas aos riscos. É impressionante o número de recipientes com água encontrados em quintais. Mais de 90% estão com larvas do mosquito. Nossos agentes vão lá retiram toda água, explicam sobre a rápida proliferação do inseto, mesmo assim sempre tem um morador que acaba descuidando e 20,30 dias depois as larvas do mosquito estão lá de novo. Precisamos de muita união neste momento e principalmente conscientização. A dengue é um problema de todos", alerta.
A prevenção ainda é o melhor remédio contra a dengue. Medidas simples, como evitar o acúmulo de água em recipientes, manter caixas d'água e piscinas devidamente tampadas, e utilizar repelentes, são fundamentais para reduzir o risco de infestação pelo Aedes aegypti.
A Prefeitura conta com a colaboração e o comprometimento de cada cidadão nessa luta contra o mosquito da dengue. “Juntos, podemos fazer a diferença e impedir que mais pessoas sejam afetadas por essa grave enfermidade”, completa Jéssica.
25/04/2024