A Prefeitura de Pedra Preta esteve presente, na segunda-feira (17), em Cuiabá, no treinamento de multiplicadores do Programa Capacita-MT, do Governo de Mato Grosso e idealizado pela primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes.
O município foi representado pela prefeita de Pedra Preta Iraci Souza e pela secretária municipal de Assistência Social Tatiane C. Antunes.
Em parceria com o Senai, o programa vai oferecer 50 mil vagas de capacitação, em 75 cursos de 22 áreas tecnológicas, distribuídas nos 141 municípios do estado conforme a necessidade de cada região.
Pelas diretrizes do programa Capacita-MT, inicialmente terão direito aos cursos os 583 beneficiários do Projeto Ser Família de Pedra Preta, mulheres em situação de vulnerabilidade social; profissionais empreendedores em busca de qualificação para geração de renda; jovens em busca do primeiro emprego; profissionais desempregados em busca de recolocação profissional; pessoas com deficiência; pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social; pessoas desempregadas; comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas); egressos do trabalho análogo ao escravo; e egressos do sistema prisional.
“É uma grande iniciativa do governo e vem de encontro a política de humanização e inclusão implantada pela prefeita Iraci Souza. É mais uma ação que chega a Pedra Preta para oferecer dignidade para homens, mulheres e idosos. Vamos trabalhar para que todos aqueles que preencham os requisitos do programa sejam qualificados o quanto antes”, conta Tatiane Antunes.
A prefeita Iraci Souza lembra que a parceria firmada com o Estado contribui e muito para o desenvolvimento de Pedra Preta. “ Assinamos a adesão ao programa em Fevereiro. Eu sei bem o quanto educação e qualificação abrem portas e oferecem oportunidades. Sou uma assentada rural, que um dia teve oportunidade de estudar, de frequentar cursos e consegui inserção no mercado de trabalho. Tudo graças a políticas públicas que me incluíram e possibilitaram emprego e renda. Estamos muito felizes com mais essa parceria, que vai ampliar nosso atendimento social, tanto na cidade, quanto no campo. É importante salientar que pessoas qualificadas conseguem melhorar a renda salarial e potencializam negócios tanto para comércio, quanto para a indústria. Agradeço ao governador Mauro Mendes e a senhora Virgínia Mendes pela iniciativa”.
As áreas de atuação dos cursos serão escolhidas através de um estudo realizado pela Prefeitura de Pedra Preta e Senai. As qualificações serão selecionadas de acordo com as maiores demandas do município.
21/10/2025