Publicado em: 18/11/2015 ás 15:05:00

A prefeitura da Pedra Preta através das secretarias de Agricultura e Educação, em parceria com a Empaer, Rede coop e  associações de pequenos produtores inaugurou no sábado (14), a terceira agroindústria do município.

Desta vez foi inaugurada uma fábrica de rapadura, localizada no Ouro Verde, numa comunidade conhecida como Córrego Seco, há 10 km da cidade. A produtora rural Marlene de Souza Siqueira, uma das proprietárias do empreendimento fabrica o produto há mais de sete anos e após a intervenção da Prefeitura e órgãos parceiros mudou completamente os moldes de produção. “Com informações mais precisas de profissionais melhoramos consideravelmente nossa fábrica, diversificamos o produto, diminuímos as perdas. Além disso, fizemos tudo de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e conseguimos a certificação de produtos de origem vegetal. Agora podemos negociar com qualquer tipo de comércio e melhorar nossa lucratividade”, comemora.

 

A agroindústria beneficia diretamente 8 pessoas e indiretamente mais 40. “Essa é das metas desse projeto fornecer meios para o homem do campo trabalhar e tirar sustento da terra. Estamos com três agroindústrias, as duas primeiras estão caminhando muito bem. A fábrica de rapadura já comercializa sua produção dentro de Pedra Preta e fornece o alimento para escolas públicas uma vez por semana, como sobremesa. O potencial de produção é muito grande, tenho certeza que centenas de produtores serão beneficiados com esse projeto. Nossa próxima inauguração será uma farinheira”, comenta Mariledi Araújo Coelho Philippi (PSDB).

 

Além de gerar emprego, as agroindústrias de Pedra Preta também promovem renda para o município. “A partir do momento em que eles emitem nota, geram ICMS para o município. Isso representa mais possibilidades de investimento para nossa cidade”, explica Mariledi.

 

A cidade de Pedra Preta comporta mais de 700 famílias locadas em 12 assentamentos rurais. O município tem um dos maiores potenciais de produção de agricultura familiar de Mato Grosso. “Somos parceiros de inciativas como essa. Aqui as ações não param, vamos trabalhar para viabilizar novas empresas nos mesmos moldes e garantir emprego e renda no campo. Tenho a certeza que Pedra Preta ainda será exemplo em projetos de incentivo e produção rural para todo o Estado”, comenta Iraci Ferreira de Sousa, secretária de Agricultura de Pedra Preta.

 

Em junho deste ano foram entregues uma agroindústria de um abatedouro de aves e uma fábrica de iogurte. Com pouco mais de seis meses, as duas empresas já estão em processo de expansão. Boa parte dos produtos ganharam mercado em outras cidades do Estado.

 

 

         

Foto: Mike Alves/Primeira Hora

Notícias relacionadas

21/10/2025

Prefeitura de Pedra Preta abre Processo Seletivo Simplificado nº 003/2025

Visualizar Notícia

08/09/2025

Desfile Cívico de 7 de Setembro em Pedra Preta

Visualizar Notícia

18/08/2025

Capacitação em Primeiros Socorros – Lei Lucas (Lei nº 13.722/18)

Visualizar Notícia

18/08/2025

O amor está no ar em Pedra Preta!

Visualizar Notícia

Av. Fernando C. Da Costa - CEP: 78795-000 - Pedra Preta/MT
Fone: (66) 3486-4400
ouvidoria@pedrapreta.mt.gov.br
CEP: 78795-000
Atendimento: Das 12h às 18h,
De Segunda à Sexta.