Pedra Preta está entre os 94 municípios de Mato Grosso que a partir do mês de setembro vão integrar o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Por meio do programa do Ministério do Turismo (MTur), estado e município podem ter uma orientação melhor para tomada de decisões sobre políticas públicas voltadas ao turismo.
A participação no Mapa do Turismo, além de servir com uma imensa vitrine online para pesquisas e consultas dos viajantes do Brasil e do mundo, traz, como uma das principais vantagens, a facilidade em obter recursos federais. Isso porque, de acordo com a Portaria MTur nº 182/2016, pelo menos 90% da programação orçamentaria anual do Ministério do Turismo devem ser destinadas aos estados, regiões turísticas e municípios que participam do Mapa do Turismo Brasileiro.
Para integrar este Mapa 2017/2019, o MTur exigiu dos municípios que possuíssem um órgão municipal de Turismo, orçamento exclusivo para o turismo e assinatura de um Termo de Compromisso para criação de Conselho e Fundo Municipal de Turismo e Plano Estratégico.
Outras questões, que também são levadas em consideração para inclusão de município nas regiões formadas, como, por exemplo, a proximidade geográfica e características de similaridades, como aspectos sociais, econômicos e culturais.
No novo Mapa do Turismo Brasileiro, o município de Pedra Preta vai está incluído na região turística Rota dos Ipês.
Fonte: Assessoria Prefeitura com Sedec MT
21/10/2025