Na noite desta quarta-feira (10/05) dezenas de munícipes, gestores municipais e representantes da empresa responsável pela distribuição de água e esgoto na cidade participaram de audiência pública realizada para discutir sobre o expressivo número de reclamações relacionadas à rede de água e esgoto do município.
A audiência foi uma sugestão do Poder Legislativo e Poder Executivo, para juntamente com responsáveis pela empresa que faz a distribuição de água e esgoto na cidade dar aos moradores resposta para cada problema por eles apresentado.
As reclamações dos moradores estão relacionadas à taxa de ligação, como fazer a ligação de rede esgoto, cobrança indevida, excesso de cobrança nas contas, serviço mal feito pela empresa o que provoca sérios problemas nas ruas e avenidas da cidade.
Durante a audiência a empresa, Nascentes do Xingu que há quatro anos presta o serviço de distribuição de água e esgoto na cidade disponibilizou uma equipe técnica para ouvir e responder as perguntas dos moradores presentes. O gerente de operações da empresa, Robson Cunha destacou que a ideia é sanar todas as dúvidas da população e disponibilizar responsáveis técnicos para ir pessoalmente conhecer de perto cada caso apresentado pelos moradores. “Viemos aqui a convite do Poder Público para juntos avaliar melhor a situação do município e verificar o que está ocorrendo, tenho certeza que após essa Audiência muitos problemas serão solucionados, pois a empresa estará a disposição para resolver todos os casos”, frisou Robson
De acordo com o vereador, Lenildo Augusto da Silva (PR) existe uma grande polêmica na cidade na qual sociedade não sabe de quem é o dever de resolver os problemas existentes na rede água e esgoto e a Audiência Pública é justamente para esclarecer dúvidas e apresentar uma solução para população. “Ao logo desses quatro anos já somam mais de 100 o número de casos de reclamação, e a população de Pedra Preta merece uma resposta por parte dos Poder Público e dos responsáveis pelos serviços prestados”, destacou o vereador.
Participaram da reunião os vereadores, Semy Mendes de Freitas, Lenildo Augusto da Silva, Vanderlei Roberto Sartori, Luciana Melo Heitor Duarte, Antonio Ribeiro da Silva, Edson Deolindo Lima, Iraci Ferreira de Souza e Antonio Ribeiro da Silva.
Além dos vereadores, também estiveram presente o vice-prefeito, Luiz Cândido Rodrigues e os secretários municipais, Jairo Pradela (Administração), Maria Da Cruz Martins De Arruda (Educação), Iremá Borges de Souza (Obras), Elier Avelino Dos Anjos (Limpeza Pública) e Fabiany Nathalia Rezende de Freitas (Meio Ambiente).
O prefeito, Juvenal Pereira Brito destacou que o papel do Poder Executivo é fiscalizar o serviço prestado pela empresa no município, e em decorrência do expressivo número de reclamações foi necessária à realização da Audiência Pública. “Fui pessoalmente às ruas da cidade e constatei que há irregularidades que precisam de reparo urgente, e juntamente com os responsáveis pela empresa realizei uma reunião na qual me foi garantido que haverá solução para este problema, agora é esperar por uma iniciativa e bons resultados”, finalizou.
21/10/2025