Publicado em: 22/05/2023 ás 16:48:00 Fonte: Ascom

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Cleberson de Souza Rocha participa nesta semana do 8° Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro. O evento acontece de 23 a 25 maio, no município de Tangará da Serra e é organizado pela Unemat e Prefeitura de Tangará da Serra.

A programação é extensa e conta com palestras, debates e apresentação de pesquisas. Participantes de 12 estados do Brasil já confirmaram presença.

Além da apresentação de resultados, referentes ao cultivo da fruta, o encontro também será oportunidade de os presentes conhecerem uma nova espécie de maracujá, a Cultivar Solar.

“É uma excelente oportunidade para receber informações e agregar conhecimento nos projetos de expansão da cultura do maracujá em nossa região. Serão três dias de troca de informações e de muito aprendizado”, explica Cleberson.

A atual gestão Pedra Preta desenvolve um dos maiores projetos da fruticultura do maracujá da região. Inicialmente serão produzidas 3.200 mudas da fruta. A estimativa é para uma produção de 100 toneladas. A nova cultura deve garantir um retorno inicial de R$ 240 mil para os produtores. “A prefeita Iraci solicitou para nossa Secretaria estudos para aumentar a capacidade de produção do agricultor familiar. Entre as opções com boa rentabilidade e acessível para os pequenos produtores está o maracujá. Estamos apenas começando esse projeto e tenho certeza de que com apoio da nossa gestora vamos colher excelentes resultados”, garante.

Em Pedra Preta, o projeto de Fruticultura do Maracujá também conta com o apoio da Empaer, Senar e Sebrae e associações de trabalhadores rurais.

 O município tem uma das maiores concentrações de pessoas residentes na zona rural do sudeste de Mato Grosso. Entre 12 assentamentos e pequenas propriedades mais de duas mil pessoas moram e trabalham no campo.

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas

31/05/2023

Prefeitura de Pedra Preta promove Semana do Meio Ambiente

Visualizar Notícia

11/05/2023

Nova sede Secretaria Agricultura de Pedra Preta é modelo em Mato Grosso

Visualizar Notícia

10/05/2023

Prefeitura de Pedra Preta inaugura nesta quinta novo prédio da Secretaria ...

Visualizar Notícia

19/03/2021

2° ENTREGA DE CESTAS DO PROJETO ESTADUAL PAA, BENEFICIA FAMÍLIAS EM PEDRA...

Visualizar Notícia

Av. Fernando C. Da Costa - CEP: 78795-000 - Pedra Preta/MT
Fone: (66) 3486-4400
ouvidoria@pedrapreta.mt.gov.br
CEP: 78795-000
Atendimento: Das 13:00 às 18:00,
De Segunda à Sexta.