O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Cleberson de Souza Rocha participa nesta semana do 8° Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro. O evento acontece de 23 a 25 maio, no município de Tangará da Serra e é organizado pela Unemat e Prefeitura de Tangará da Serra.
A programação é extensa e conta com palestras, debates e apresentação de pesquisas. Participantes de 12 estados do Brasil já confirmaram presença.
Além da apresentação de resultados, referentes ao cultivo da fruta, o encontro também será oportunidade de os presentes conhecerem uma nova espécie de maracujá, a Cultivar Solar.
“É uma excelente oportunidade para receber informações e agregar conhecimento nos projetos de expansão da cultura do maracujá em nossa região. Serão três dias de troca de informações e de muito aprendizado”, explica Cleberson.
A atual gestão Pedra Preta desenvolve um dos maiores projetos da fruticultura do maracujá da região. Inicialmente serão produzidas 3.200 mudas da fruta. A estimativa é para uma produção de 100 toneladas. A nova cultura deve garantir um retorno inicial de R$ 240 mil para os produtores. “A prefeita Iraci solicitou para nossa Secretaria estudos para aumentar a capacidade de produção do agricultor familiar. Entre as opções com boa rentabilidade e acessível para os pequenos produtores está o maracujá. Estamos apenas começando esse projeto e tenho certeza de que com apoio da nossa gestora vamos colher excelentes resultados”, garante.
Em Pedra Preta, o projeto de Fruticultura do Maracujá também conta com o apoio da Empaer, Senar e Sebrae e associações de trabalhadores rurais.
O município tem uma das maiores concentrações de pessoas residentes na zona rural do sudeste de Mato Grosso. Entre 12 assentamentos e pequenas propriedades mais de duas mil pessoas moram e trabalham no campo.
11/05/2023
10/05/2023
19/03/2021