Publicado em: 02/03/2023 ás 12:46:00 Fonte: PROCO-PDP-MT

O Procon Municipal de Pedra Preta, realizará, entre os dias 01 e 31 de março de 2023, um mutirão online de renegociação de dívidas.

A ação, uma iniciativa conjunta entre Proconsbrasil – Associação Brasileira de Procons, Secretaria Nacional do Consumidor e Febraban acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos CONSUMIDOR.GOV.BR

De acordo com Marlon Fernando Yokada Fernandes, dirigente do Procon de Pedra Preta, “esse mutirão pela internet vai facilitar a vida do cidadão, que vai poder negociar suas dívidas com bancos e instituições financeiras e obter bons descontos e seguir com sua vida mais tranquila.”

 

Como renegociar

Para renegociar suas dívidas, os consumidores devem acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, realizar um cadastro (caso ainda não o tenha), selecionar a instituição financeira ou de telecomunicação com a qual deseja negociar e formalizar sua solicitação de renegociação de débitos na plataforma. Seguindo o procedimento padrão de abertura de reclamação na plataforma. Depois de preencher a solicitação, o consumidor deve selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida". Já no campo “Descrição da Reclamação”, o consumidor deve informar que deseja participar da ação de renegociação de dívidas.

 

Online

O consumidor.gov.br é a plataforma de registro de reclamações online que atua como uma alternativa para a solução do problema diretamente com as empresas cadastradas. Os procedimentos da plataforma não substituem os procedimentos administrativos, tal como processos, executados pelos Órgãos de Defesa do Consumidor e Procons, que permanecem à disposição para orientar e auxiliar o cidadão em seus pedidos de renegociação de dívidas. 

As empresas registradas na plataforma têm o prazo de até dez dias para apresentar uma resposta. O consumidor, por sua vez, terá até 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório ou não. Durante esse prazo, a pessoa poderá interagir com a empresa, para anexar documentos, tirar dúvidas ou complementar sua reclamação, caso necessário. No momento do preenchimento do registro, é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes.

Participarão do Mutirão bancos e instituições financeiras.

 

Link da plataforma consumidor.gov.br:

https://www.consumidor.gov.br

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