Publicado em: 29/01/2018 ás 18:48:00 Autor: Ascom Fonte: Ascom

A Secretaria de Assistência Social de Pedra Preta está desde o dia 16 de janeiro com inscrições abertas para a população participar de projetos sociais. Para o grupo de gestante o período de inscrições vai de 22 de janeiro a 02 de março no CRAS, com início dos trabalhos em 09 de março no Centro de Convivência dos Idosos, sextas-feiras às 13 horas.

O grupo da melhor idade inicia as atividades em 20 de fevereiro no Centro de Convivência do Idoso às 13 horas, e as inscrições acontecerão no local no dia do início do projeto.

O projeto Educar Capoeira inicia em 12 de março na quadra da escola Dez de Dezembro, às 17 horas, Inscrições no local das atividades. Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo crianças e adolescentes, início das atividades em 19 de fevereiro e inscrições de 16 de janeiro a 09 de fevereiro no Cras, as atividades vão acontecer no Centro de Convivência dos Idosos, no contra turno ao horário escolar.

O projeto Mãos Talentosas inicia 12 de março nas escolas municipais às 17h, as inscrições serão em cada escola com às coordenados locais no dia do início das atividades. O Projeto Educar Capoeira (PEC) é uma iniciativa que acredita que a Capoeira é um instrumento capaz de contribuir profundamente para o desenvolvimento intelectual e social de crianças e jovens, com o objetivo de reduzir os riscos de vulnerabilidades sociais, apresentando aos jovens a disciplina e o respeito com o próximo.

O grupo de gestantes tem objetivo de acompanhar o desenvolvimento gestacional, através de palestras socioeducativas com profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. Além disso o intuito do grupo é promover o vínculo das famílias e prevenir vulnerabilidades sociais. Serão oferecidas oficinas de artesanato e ofertado os kits compostos por artigos necessários para os primeiros cuidados com o bebê e enxovais confeccionados pelas gestantes durante a oficina.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.