Publicado em: 03/06/2015 ás 11:55:22

Foto: Fred Coelho

A Prefeitura Municipal de Pedra Preta, através de Secretarias de Assistência Social e Educação e a Polícia Militar, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizaram na semana passada, na região central da cidade uma blitz educativa, contra o consumo de cigarro.

 

Durante horário comercial soldados PM paravam veículos que transitavam pela Av. Frei Servácio e parte das 250 crianças e adolescentes, assistidas pelo trabalho faziam uma proposta, trocar a nicotina por uma vitamina. “A ideia é sensibilizar e conscientizar os adultos e pelo que vimos surtiu efeito, vários motoristas gostaram da campanha”, conta o  Tenente Murilo Bezerra, Comandante do Pelotão de Pedra Preta.

 

As atividades do Proerd no município iniciaram um trabalho de aproximação com a sociedade, através de campanhas de massificação no período da atual gestão.

 

Os resultados dessa nova etapa da parceria entre executivo e PM são observados no comportamento dos jovens atendidos pelo programa. “Até bem pouco tempo, tínhamos um número muito alto de adolescentes com medidas socioeducativas. A boa notícia é que esses casos não têm aumentado. Acredito muito no trabalho de prevenção, que ajuda e muito a combater esse mal que, infelizmente atinge todo o país”, conta a Prefeita Mariledi Araújo Coelho Philippi (PDT).

 

Além do Comando da Polícia Militar e da chefe do executivo e evento contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Tatiane Coelho Antunes e da Secretária Municipal de Educação Arlete Silva dos Santos. O trabalho ainda contou com o apoio da Móveis Gazin.

 

 

O Proerd

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:

 

1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,

2- PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental,

3- PROERD para Pais/Responsáveis.

 

O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

 

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Notícias relacionadas

28/09/2015

Pedra Preta promove mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar

Visualizar Notícia

26/08/2015

Prefeitura de Pedra Preta inicia exames de tipagem sanguínea em escolas

Visualizar Notícia

27/06/2015

Mais 300 pessoas participam da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Pedr...

Visualizar Notícia

25/06/2015

Crianças e adolescentes saem às ruas de Pedra Preta para dizer não as dr...

Visualizar Notícia

Av. Fernando C. Da Costa - CEP: 78795-000 - Pedra Preta/MT
Fone: (66) 3486-4400
ouvidoria@pedrapreta.mt.gov.br
CEP: 78795-000
Atendimento: Das 13:00 às 18:00,
De Segunda à Sexta.