Publicado em: 15/05/2014 ás 17:15:00
Pedra Preta comemorou 38 anos nessa terça-feira, 13, com muitos motivos para comemorar. Os primeiros habitantes se instalaram no lugar que viria a ser o município no ano de 1954, que inicialmente recebeu a denominação de Vale do Jurigue, devido à proximidade com o rio que tem o mesmo nome. De lá para cá, o local progrediu e hoje é uma cidade humanizada e que ainda conseguiu manter o modo de vida simples e pacato, típico dos pequenos municípios do interior.
Elevado à condição de município por meio da lei nº 3.688, de 13 de maio de 1976, já com a denominação de Pedra Preta, a cidade tem uma população de pouco mais de 16 mil habitantes e a economia centrada na agricultura e na pecuária.
'Sei que ainda temos muito que avançar, mas já temos muitos motivos para comemorar', afirmou a prefeita Mariledi Coelho, na foto acompanhada do deputado Wellington Fagundes e populares, durante a Mica Preta - Foto Luan Dourado/GazetaMT
 
De acordo com a prefeita Mariledi Coelho (PDT), Pedra Preta vive um bom momento, com normalidade administrativa e inaugurando obras que melhoram a estrutura da cidade e a qualidade de vida de seus cidadãos. "Esses 38 anos foram de uma constante construção, que contou com a contribuição e o suor de muitos cidadãos, que trabalharam muito para termos uma cidade que hoje se preocupa com a qualidade de vida de seus cidadãos. Creio que todos nós temos motivos para comemorar e nos orgulhar da cidade que construímos cotidianamente com nosso trabalho", disse.
Para embasar sua fala, ela cita realizações de seu mandato, como a licitação do asfaltamento das ruas da Vila Garça Branca, a instalação de um gerador de energia na Policlínica da cidade, a aquisição de novos ônibus escolares com recurso próprio, a instalação de internet de graça nas praças da cidade e outras obras. "Eu acredito que a população merece e precisa de obras por parte do poder público que melhorem sua vida. Outra obra que não podemos deixar de citar foi a troca dos postes dos 18 quilômetros do linhão que liga à Rondonópolis, que conseguimos com a ajuda do senador Pedro Taques (PDT). Sei que ainda temos muito que avançar, mas já temos muitos motivos para comemorar nesses pouco mais de 1 ano frente à prefeitura", comemorou Mariledi.
"Acabamos de realizar a formatura de mais de 80 alunos dos cursos de Pedagogia, Ciências Naturais e Matemática e Administração Pública, que foram alunos da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com a UFMT e o Governo do Estado. Essa foi a primeira turma que se formou e é muito importante para a cidade, que passa a contar com mais pessoas qualificadas e estudadas, que agora vão contribuir ainda mais com o crescimento da cidade", informou a prefeita.
Outro ponto citado pela prefeita é a ampliação da rede de água e esgoto da cidade, que é terceirizada e não recebia investimentos há cerca de dez anos. Um acordo assinado pela prefeitura com a empresa Equipav, responsável pela rede de água e esgoto da cidade, garantiu a empresa concluísse as obras da rede de água no bairro Cohab, que trocasse o encanamento de amianto da cidade por canos de PVC e o início das obras de esgotamento sanitário da cidade.
De acordo com os termos acordados, a Equipav terá que iniciar as obras de esgoto até julho deste ano e deverá concluir pelo menos 60% da obra até dezembro de 2015 e mais 30% da obra até dezembro de 2018, cobrindo 90% da cidade com a rede de esgoto.
Mica Preta
A prefeitura realizou entre os dias 9 e 11 deste mês a 18ª edição do Mica Preta, o carnaval fora de época da cidade, que reuniu um público de mais de 50 mil foliões nos três dias de festa e que esse ano contou com a banda baiana Araketu, grande atração nacional da festa.
"Esse é o maior evento festivo da cidade e foi pensado como uma forma de permitir que o cidadão possa comemorar o aniversário da cidade, pois o evento é totalmente popular, pois permite que a população participe das festividades sem distinção entre ricos e pobres, pois todos festam misturados, sem privilégios", concluiu a prefeita.
 
Notícias relacionadas

28/09/2015

Pedra Preta promove mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar

Visualizar Notícia

26/08/2015

Prefeitura de Pedra Preta inicia exames de tipagem sanguínea em escolas

Visualizar Notícia

27/06/2015

Mais 300 pessoas participam da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Pedr...

Visualizar Notícia

25/06/2015

Crianças e adolescentes saem às ruas de Pedra Preta para dizer não as dr...

Visualizar Notícia

Av. Fernando C. Da Costa - CEP: 78795-000 - Pedra Preta/MT
Fone: (66) 3486-4400
ouvidoria@pedrapreta.mt.gov.br
CEP: 78795-000
Atendimento: Das 13:00 às 18:00,
De Segunda à Sexta.