Publicado em: 02/06/2015 ás 15:03:00

Essas agroindústrias passam a gerar mais de mil empregos indiretos no município de Pedra Preta, com produção sistemática de 200 litros/dia de leite pasteurizado, iogurte e abate de 600 aves/dia

CLÁUDIA CAMPELLO/ Assessoria de Gabinete

Dep. Botelho participa de inauguração em Pedra Preta (Foto: Claudia Campello/Assessoria de Gabinete)

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), acredita que a agricultura familiar deve ser a questão mais trabalhada dentro das políticas agrícolas, sociais e ambientais em Mato Grosso.

Botelho participou no sábado(30/05), em Preta Preta, com a prefeita Mariledi Phillippi e centenas de agricultores, da inauguração do mini lacticínio “Aliança”, no Assentamento Canudos, e também da entrega do abatedouro de aves, no Assentamento Colina Verde.

Essas  agroindústrias passam a gerar mais de mil empregos indiretos no município de Pedra Preta, com produção sistemática de 200 litros/dia de leite pasteurizado, iogurte e abate de 600 aves/dia, com comercialização garantida para o  Programa de Aquisição de Alimentos (PPA),  e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

De acordo com o deputado Botelho, a exemplo de Pedra Preta, ficou clara a importância de se incentivar os pequenos produtores a se manterem no campo por meio de vantagens que beneficiam a agricultura familiar, respeitando a cultura econômica de cada região . “Os investimentos feitos pelos  governos federal e estadual,  em prol dessas  famílias, fazem com que eles permaneçam  no campo e,  consequentemente, os municípios possam ter um crescimento sustentável com geração de emprego e renda. ”  destacou o parlamentar.

Mariledi  Philippi (PDT) lembrou que a inauguração das agroindústrias coloca Pedra Preta como um dos municípios  mais  produtivos do estado. “Os produtos da nossa região serão  comercializados com a garantia do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), atestando a qualidade dos alimentos produzidos aqui”, disse a prefeita, que afirmou ainda que 27 toneladas de alimentos produzidos na região, por agroindústrias recém-instaladas já são comercializados  pela prefeitura.

Para o deputado Botelho,  a agricultura familiar de Pedra Preta participará  ativamente no fortalecimento do estado.   Ele ressaltou que hoje são mais de 800 assentamentos com aproximadamente 150 mil famílias trabalhando no campo,  precisando somente  de estrutura para alavancar a economia dos municípios. “A agricultura familiar em Mato Grosso deveria ser como a  de Pedra Preta, que passa a gerar mais de mil empregos diretos e ser um município  sustentável e com mais qualidade de vida”.

O parlamentar ponderou que a geração de apenas um emprego no campo, representa um custo bem mais baixo que a geração de um emprego na cidade e defende a urgência quanto à regularização fundiária  para que mais municípios viabilizem projetos de subsistência e desenvolvimento sustentável, incentivando a cultura econômica de cada região.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Segundo a secretária de agricultura de Pedra Preta, Iraci  Ferreira de Souza, os projetos agroindustriais do mini laticinio e abatedouro “Colina Verde”, de propriedade do pequeno produtor José Carlos Alves, teve investimento  na ordem de $80 mil reais e parceria da Petrobrás e Prefeitura Municipal,  por meio da Associação “Dando as Mãos de São José do Povo”. “O custo foi minimizado pela economia solidária, ou seja, toda execução das obras foi feita pelos próprios assentados da região”.


Mais informações:
Secretaria de Comunicação Social
Telefone: (65) 3313-6310 / 3313-6680

Notícias relacionadas

28/09/2015

Pedra Preta promove mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar

Visualizar Notícia

26/08/2015

Prefeitura de Pedra Preta inicia exames de tipagem sanguínea em escolas

Visualizar Notícia

27/06/2015

Mais 300 pessoas participam da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Pedr...

Visualizar Notícia

25/06/2015

Crianças e adolescentes saem às ruas de Pedra Preta para dizer não as dr...

Visualizar Notícia

Av. Fernando C. Da Costa - CEP: 78795-000 - Pedra Preta/MT
Fone: (66) 3486-4400
ouvidoria@pedrapreta.mt.gov.br
CEP: 78795-000
Atendimento: Das 13:00 às 18:00,
De Segunda à Sexta.