Publicado em: 05/12/2017 ás 17:10:00 Autor: Ascom Fonte: Ascom

Na noite desta segunda-feira (04/12), feirantes, representantes de associações, padeiros, confeiteiros, pecuaristas, entre outros pequenos empreendedores individuais, donos de microempresa e empresas de pequeno porte, iniciaram uma capacitação em Gestão Empresarial. O curso segue hoje, das 18h30 às 22h.

A iniciativa é uma ação da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), juntamente com Centro de Atendimento Empresarial (CAE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedra Preta, com o apoio do Poder Legislativo Municipal. A capacitação visa orientar os participantes sobre conceitos de empreendedorismo e gestão de negócio para acesso ao crédito consciente e orientado.

Durante os dois dias, por meio de repasse de conteúdo teórico e prático, os participantes vão conhecer sobre os conceitos do empreendedorismo, características do empreendedor, planejamento financeiro, acesso ao crédito, modalidades de crédito, ciclo de crédito apresentação de formulários e fontes de consultas. Além poder tirar dúvidas e trocar informação com os instrutores da capacitação.

Segundo, o secretário executivo-executivo da desenvolve MT, José Gamballi Neto essa é a primeira capacitação em Gestão Empresarial oficial no Estado e que as demais que houveram faziam parte de um projeto piloto da agência. “O empreendedor é uma pessoa que tem a habilidade de avaliar oportunidades negócios, prover recursos necessários para propô-los em vantagens e como assumem riscos para atingirem seus objetivos, nós da Desenvolve MT entendemos que havia essa necessidade de orienta-los melhor, principalmente sobre gestão de negócios e acesso ao crédito consciente”, destacou o secretário.

Gamballi, também agradeceu a parceria da Prefeitura, e salientou que muitas vezes o pequeno empreendedor busca um acesso as linhas de créditos disponibilizadas pelos bancos e cooperativas, mas não é uma pessoa planejada e não consegue visualizar claramente quanto pretende faturar, gasta, investir e lucrar. “Esse conhecimento é necessário e importante para quem pretende se tornar ou já é um empreendedor. Esses dois dias serão fundamentais para os participantes compreenderam uma série de questões e sanarem suas dúvidas”, acrescentou.

De acordo com a agente de Desenvolvimento e Crédito da Prefeitura de Pedra Preta, Rejane Oliveira a capacitação é uma ação necessária para os microempreendedores do município que visam melhorar seu negócio e adquirir uma linha de crédito. “Essa parceria vai trazer inúmeras vantagens para os participantes, pois sabemos que ser empreendedor requer conhecimento e técnicas especificas para cada segmento”, disse Rejane.